TERMINAL LATERAL

É usado para fazer o acabamento no lado esquerdo do telhado (cobertura de uma água ou pano).
Caso seja necessario cortar alguma peça para acabamento ou ajuste de fladas, efetuar o serviço com equipamento adequado de corte, preferencialmente com disco diamantado e refrigerado à água.
Os telhados de duas águas ou panos (desenho abaixo) obrigam o alinhamento dos canais e os panos adjacentes do telhado. Neste caso, é necessária a fixação deste terminal lateral, ressaltando que este ajuste de fielras não descaracterize o acabamento.
Obs.: Se for necessário fazer o corte da telha ou efetuar as furações para fixação, deve-se evitar faze-lo sobre o telhado, pois o pó da cerâmica pode impregnar na superficie esmaltada, diflcultando a limpeza, alem de gerar acúmulo de material.


CUMEEIRA

Utilizada como acabamento superior dos telhados ou nas áreas de convergência das telhas. Deve ser instalada com a utilização de argamassa oolante, com a parte do rebaixo sempre voltado para a área de predominância de ventos fortes.
Asobreposição das telhas de cumeeiras é de 5 cm. É muito importante que no emboçamento a argamassa fique chanfrada para dentro e protegida pela telha de cumeeira, o que signiflca que a massa não deve ficar exposta às intempéries.
A distância entre a ripa de cumeelra e o eixo deve ser de 1 cm, proporcionando assim um recobrimento adequado da linha da cumeelra.
A flm de evitar cortes e obter o melhor acabamento estético, recomenda-se colocar as cumeeiras ainda sem argamassa na sua posição definitiva para conferir a correta distribuição das mesmas.



TERMINAL DE CUMEEIRA
E um acessório utilizado para acabamento final das cumeeiras. É uma opção para substituição do uso de argamassa ou cimento nas áreas finais de arremate das cumeeiras. Recomenda-se o corte da cumeeira no lado do encaixe para a colagem do terminal, o que permite também o ajuste no comprimento da cumeeira para que o acabamento não se estenda com relação ao beiral do projeto. Deve ser instalado com a utilização de um produto selante que fará as funções de flxação e impermeabilização da área.